terça-feira, maio 29, 2007

MARAVILHAS DE PORTUGAL: 3 FORTIFICAÇÕES DE MONSARAZ

Pela manhã cedo arrancámos de Évora (após uma rápida visita à cidade) para Monsaraz. À chegada de Reguengos (Reguengos de Monsaraz é diferente da freguesia de Monsaraz) começam-se a vislumbrar os infinitos campos de vinhas. Vinhas rasteiras com pouco mais de meio metro de altura que se perdem no horizonte da planície. Com as castas tipicamente alentejanas: aragonês (a nossa tinta roriz), periquita, trincadeira preta, etc.

As Produções Jóni descobriram um cinema muito engraçado no centro da cidade, como vão poder constatar nas fotografias.
Relativamente às fortificações, simplesmente adorámos. Têm uma vista fabulosa para Espanha, onde o Guadiana chega à Albufeira do Alqueva. O interior está bestialmente recuperado ao melhor nível de Óbidos ou do Marvão e o cheiro típico do interior alentejano é extasiante! Após umas fotos na praça de touros ainda houve tempo para uns Secretos de Porco Preto e para um maduro da região antes de passarmos à etapa da tarde em Vila Viçosa!!

domingo, maio 27, 2007

COBOIADA NA FOZ DO SOUSA

Após uma sexta-feira bem disposta, com um jantarzinho simpático em casa do Simão, havia urgência em arranjar um programa para sábado. "Diogo falas com o Fabi que eu falo com o Vilar, e vamos todos jantar aí a qualquer lado..."
O Tio Armando emprestou-nos o monovolume e lá fomos todos juntos, tipo família grande e feliz, em direcção à Foz do Sousa. Na Foz do Sousa há um restaurante simpático, com uma vista muito gira, e uma comida razoavelmente boa. No entanto, no sábado era a procissão das velas, e então deparamos com um cenário inesperado. Toda a marginal, margens, casas, ruas, estavam cheias de velas. E quando digo "cheias" falo em milhões! Indescritível! Eu nunca tinha visto tantas velas juntas! Havia velas em todo o lado! E em qualquer canto pequenas representações teatrais, com pessoas mascaradas. A mais engraçada era a Crucuficação de Cristo, onde um pobre coitado esteve de braços abertos e cuecas amarrado à cruz, durante o jantar todo! Horas e horas! E olhem que não estava calor nenhum! O "Jesus" tinha dois guardas um de cada lado, e um deles era muito engraçado: o típico portuga barrigudo de bigode, com um capacete e uma lança do mais arcaico possível!
Jantar bem regado a muralhas, com papas de sarrabulho, canjas de galinha, filetes de polvo e rojões. A malta toda animada, sempre na brincadeira uns com os outros, dirige-se então para casa da Joana, onde mais umas garrafas esvaziaram rapidamente. O apartamento é num 4º andar e eu consegui levar o Diogo até lá às cavalitas. Claro que depois fiquei meia hora sem falar. A certa altura o vinho começou a falar mais alto e andamos todos à pancada uns com os outros, bananas esmagadas na cara e mil e uma outras parvoíces, de típicos miúdos de 12 anos. O que interessa é que correu tudo muito bem, divertimo-nos imenso e vamos repetir brevemente. Estou ansioso! Beijos & Abraços para todos!

sábado, maio 26, 2007

MARAVILHAS DE PORTUGAL: 2 TEMPLO DE DIANA

O segundo nomeado dos 21 finalistas que visitámos, foi o Templo de Diana em Évora. Penso que toda a gente conhece esta "maravilha", senão conhecerem devem rapidamente pegar no carro e descer ao Alentejo para ficarem a conhecer. A nossa chegada a Évora foi já de noite e arranjar sítio onde ficar foi impossível. Conclusão: dormimos no carro, a sorte é que a Chrysler até é bem confortável.

No dia seguinte de manhã demos uma volta pela cidade. Parabéns autarquia a cidade é lindíssima e está super limpa e organizada. Adorámos.
Relativamente ao templo, este foi começado a construir no século I d.c., e sofrendo alterações ao longo dos tempos. o Podium quase completo e a colunata são fascinantes. É uma obra muito bonita. Mas como a fome ia apertando, e tínhamos combinado ir almoçar a Vila Viçosa, fizemo-nos à estrada...
Até à próxima!

VISITA AOS SUBTERRÂNEOS DO PORTO

Caros amigos estamos perante mais uma iniciativa das Produções Jóni que se começa a afirmar mais como empresa de organização de eventos do que como produtora! Ah ah ah! Esta iniciativa consiste numa visita aos túneis do Porto. Custa aproximadamente 2€ por pessoa (preço do seguro obrigatório) e o percurso demora cerca de 3 horas, começando no Jardim de Arca de Água e acabando na Praça Gomes Teixeira. É obrigatório levar galochas capacetes e vestuário adequado. A SMAS disponibiliza capacetes e lanternas. Como a visita tem de ser marcada com duas semanas de antecedência e sujeita a confirmação, agradecia que todos os que tivessem interessados me confirmassem o mais rapidamente possível a fim de se poder então marcar a data. O grupo pode ter 15/30 pessoas. Confirmem então por aqui, por mail ou por telefones. B&A a todos!!!

segunda-feira, maio 21, 2007

RALLYE DE GÓIS 2007

Mais uma grande performance dos nossos amigos Pedro Peres e Tiago Ferreira neste Open de Rallyes! Campeonato constituído por 10 provas, o Rallye de Góis foi nada mais nada menos do que a 4ª prova, onde estes compinchas ficaram em segundo lugar devido a problemas no ALS. Como venceram as 3 primeiras, continuam destacados na classificação geral.
Classificação Final:
1º Luís Mota / Ricardo Domingos - Mitsubishi Lancer IV 42m49,0s

2º Pedro Peres / Tiago Ferreira - Ford Escort Cosworth a 8,2s
3º Raúl Aguiar / Pedro pereira - Mitsubishi Lancer Evo IV a 2m41,8s
4º Octávio Nogueira / Luiz Pinto - Citroen Saxo Kit-Car a 3m33,1s
5º Pedro Raimundo / N. Rodrigues Silva - Peugeot 206 RC a 3m50,2s
6º Isaac Portela / Saúl Campanário - Peugeot 206 GTi a 4m15,6s
7º Rogério Santos / Fábrio Vicente - VW Golf GTi a 4m34,4s
8º Filipe Leite / José Silva - Peugeot 205 GTi a 4m56,5s Força amigos que isto é para limpar!!!!






CAMPEÕES ALLEZZZZZZZ!

Parabéns ao Futebol Clube do Porto e a todos nós adeptos! Após um Rallye de Góis onde a nossa dupla amiga Pedro Peres e Tiago Ferreira arrancam um segundo lugar (quarta prova do Open de Rallyes, cujas 3 primeiras foram vencidas po eles) e onde se beberam muitas minis e onde nos divertimos imenso, viemos para o Porto já meios tontos à procura da cobra que tínhamos calcado à ida para lá. Seguiu-se uma brilhante jantarada a 4 em Entre-os-Rios, perante uma paisagem idílica e bom maduro. No dia seguinte, almoçarada em Paço de Sousa, com grupo altamente bem-disposto, onde o cabrito estava qualquer coisa de divinal! E após um James Martins 20 anos de sobremesa, lá fomos nós tentar fazer com que o cavalo de nome "Quelquechose" montasse a égua emprestada. Tentativas frustradas, após várias tácticas de incentivo, deduz-se que o cavalo deve ser panilhas, pois a égua mesmo insinuando-se toda, não conseguiu aquilo que estava à espera, para grande desalento dos espectadores! Viagem para o Porto e bola em casa do Nuno, a comer tremoços e a beber cachaça com polpa de manga. A francesinha foi no "Torres de Ermesinde", terra das gajas boas, onde viramos mais umas dezenas de finos. Regresso a casa, Alameda do Dragão allez! A festa acaba comigo a escrever este post, e a pensar como vou fazer o meu mini-teste de Higiene e Segurança no Trabalho amanha às 10h00. Parabéns Porto mais uma vez e obrigado a esta gang pelos momentos proporcionados. Velha Guarda Allezzz!!!

quarta-feira, maio 16, 2007

Maravilhas de Portugal: 1 - A Fortaleza de Sagres

Olá caros amigos! Cá estamos nós de volta após este curto interregno. Novidades: O conservador Sarkozy na Presidência Francesa, a Madeleine McCann não se sabe onde, O mirandês Dr. Rui Pereira na Administração Interna, o FCP em primeiro a uma jornada do final, o Jóni Jota sobreviveu à Queima 2007 apenas com algumas mazelas, e segundo o que está a dar aqui no "Você na TV", o Goucha vai ser entornizado na Confraria do Nabo, enfim...
Este post é uma mini-série de 21 posts, que irei escrevendo acerca dos 21 finalistas para a eleição das 7 Maravilhas de Portugal. Claro que nos entretantos escreverei outros posts acerca do que me der na "real gana".
Começamos então pelo nomeado mais a Sul do País - A Fortaleza de Sagres. Embora não conheça este monumento por dentro (pois cheguei ao local cerca das 18h00 e já estava fechado), não fiquei indiferente à paisagem brutal do local onde está situado. Uma falésia enorme sobre o mar, da qual se avista um lençol de mar gigantesco! O exterior da Fortaleza encontra-se bastante degradado embora tenha sido alvo de recuperação ao longo dos tempos. Perdi no entanto a visita ao interior, na qual poderia ver os vestígios da Vila do Infante, nomeadamente a torre-cisterna, uma muralha corta-ventos chamada “rosa-dos-ventos”, os restos das antigas habitações e quartéis, e a antiga igreja paroquial de Nossa Senhora da Graça. Ficará para uma próxima, pois também não se pode ver tudo de uma vez. Além disso as amêijoas esperavam por nós! Este monumento não ganhou o meu voto, apenas ganha muito pelo local onde está situado. Fiquem então com as fotos e "saudações maravilhosas"!