terça-feira, janeiro 09, 2007

MULTA EM MARROCOS

Estava eu a arrumar o meu quarto, quando descobri este documento que me fez lembrar uma situação muito engraçada. Agosto, Marrocos, interior do país.
A primeira vez que fui mandado parar pela polícia (lá não são homenzinhos azuis, mas sim homenzinhos castanhos) foi em excesso de velocidade em direcção a Fez. Ia a 160km/h numa zona na qual penso eu o limite ser 60km/h. Mas tipo, não se assustem pois era uma recta com aproximadamente 30km. Lá estavam eles com um radar e diz o mais velho:"Francais?", ao que eu respondo em português: "Não, português!", e ele: "English?", e eu encolho os ombros como se não percebesse patavina do que ele estava a dizer. E diz ele: "You were speeding! Very fast! Give me your passport!". Lá lhe dou o passaporte, ele vai ver a minha matrícula e diz: "Ahh Portuguese?? You can go, but be carefull because there's another radar on the road!". Acham isto normal? Acreditem que é verdade!
A segunda vez que fui mandado parar, foi por ter ultrapassado 4 carros sobre o traço contínuo. E lá estão vocês a pensar: "Este tipo é completamente anormal!" Mas deixem-me explicar. Nas estradas do interior do país, existem rectas de 20 e 30 quilómetros, com óptima visibilidade, cuja marcação é sempre um traço contínuo!! Claro que é regra de trânsito na mesma, e por isso mais à frente estavam outros dois amigos, que me mandaram prontamente parar. A mesma conversa da primeira vez, francês, inglês, passaporte, e o Jóni Jota a fazer de conta que não entendia nada. Mais uma vez: "Português? Pode seguir! Cuidado que há mais polícia mais à frente!" Lá vou eu outra vez todo tranquilo a pensar: "Eles gostam mesmo de nós!"
Terceira vez que fui mandado parar: numa das poucas auto-estradas do país, algures entre Casablanca e a capital Rabat. Ia eu na pausa a 150km/h (o limite é igual ao nosso, 120km/h) quando vejo um flash pelo retrovisor e penso logo: "Mais uma!". Logo à frente sou mandado encostrar. Eu já estava com confiança máxima a julgar, dou-lhe duas de letra e ponho-me a andar, mas desta vez tudo foi diferente. "Você ia speeding, eu going ter de o multar ticket!" Ehh láá que isto desta vez está diferente. Faço de conta outra vez que não entendia nada, mas desta vez não dava. O homenzinho queria-me multar à força! Eu dizia-lhe que não tinha dinheiro, ele dizia que tinha de me multar, pois como o radar tinha tirado a foto, tinha mesmo de participar a ocorrência e insistia: "Não pode ser, tem de pagar agora, 800 dirhams (aproximadamente 80 euros). "O quê?? Não tenho dinheiro!" Dizia eu abanando o multibanco. E ele a insistir, a dizer que não podia pagar com cartão, e que tinha de lhe dar os 80 euros. Bem ao fim de meia hora de regateio (como podem ver, em Marrocos até com a polícia se regateia), lá me passou esta multa que podem ver, de 100 dirhams, que corresponde aproximadamente a 10 euros. Eheheh! Brilhante! 150km/h e sou multado em 10 euros. Viva Marrocoooos!!!!

Sem comentários: